sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

POLENTA CREMOSA COM RAGU DE COGUMELOS

Esses dias comemos uma deliciosa entrada de polenta com cogumelos em uma festa no Cafe de La Musique e resolvemos procurar pela receita. A polenta foi servida em potinhos individuais. Lindo e gostoso! Encontramos essa receita no site Figos e funghis e parece deliciosa!!!!

“Rendimento: 2 pessoas

 Ingredientes:

 Para a polenta:
1 litro de caldo de legumes (usei caseiro, mas pode ser 2 cubos dissolvidos em água)
1 xícara de chá de farinha de milho pré-cozida
1 xícara de chá de leite desnatado
 1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (se for ralado na hora é melhor ainda)
sal a gosto  

Para o ragu:
1 xícara de chá de cogumelos shiitake limpos e fatiados
1 xícara de chá de cogumelos paris limpos e fatiados 1/2 xícara de chá de cogumelos
shimeji limpos
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de chá de vinho tinto seco
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado ervas secas a gosto (tomilho, alecrim, manjericão)
pimenta a gosto
sal a gosto
salsa fresca picada  

Modo de Preparo:
Aqueça o caldo de legumes até começar a ferver. Enquanto isso derreta a manteiga em uma frigideira e adicione azeite. Refogue o alho e quando começar a dourar junte a cebola. Mexa até ficar transparente. Adicione as ervas secas, o vinho tinto e deixe reduzir em fogo baixo por 5 minutos aproximadamente. Ajuste o sal e a pimenta. Junte os cogumelos, cozinhe por 3 a 5 minutos (até murcharem apenas) tomando o cuidado para não cozinharem demais. Desligue e reserve. [O ideal é procurar calcular o tempo para finalizar o ragu junto com a polenta]. Adicione a farinha de milho pré-cozida e mexa sem parar em fogo baixo até começar a ficar consistente. Então pingue o leite aos poucos na polenta até obter a consistência cremosa desejada (se precisar de mais leite basta acrescentar). Ao final do cozimento desligue, adicione o queijo parmesão, a manteiga e mexa delicadamente. Sirva imediatamente com o ragu de cogumelos sobre a polenta. Finalize o prato com salsa fresca picada.  

CURIOSIDADE: O termo ragu vem da denominação francesa ragôut, que consiste em um molho bastante denso composto por carnes cozidas, molho de tomate, vinho tinto e temperos diversos. O ragu tradicional é cozido em fogo baixo durante horas até atingir o ponto desejado e depois é servido com massas ou polenta. Com o tempo e a modernidade na cozinha surgiram diversos tipos de ragu, de linguiça, de carne moída, de cordeiro, de vegetais, de cogumelos, etc. Para que um molho seja considerado um ragu ele precisa ser consistente e conter vinho.
Bom Apetite!”



(http://figosefunghis.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário