sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CREME DE ASPARGOS FRESCOS

Nada melhor que um creme delicioso e quentinho para nos aquecer nesse inverno!
Como a chef Rita Lobo descreveu, esse creme de aspargos, “chique até não poder mais”, “alimenta a alma e a auto-estima”, dispensando até “sessão de terapia”! Com uma descrição dessas, acho melhor corrermos para as panelas!!!! Vamos à receita:

“Ingredientes:
6 aspargos frescos
1/4 de cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de água
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
1. Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para enfeitar a sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias.

2. Numa tábua, descasque e pique o alho e a cebola. Não deixe que os cubinhos de alho se misturem com os de cebola, pois eles serão refogados separadamente, para que o alho não queime e amargue.

3. Leve uma panelinha ao fogo para aquecer. Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada e refogue, mexendo com uma colher. Quando ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por 1 minuto.

4. Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando.

5. Junte a água, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 8 minutos.

6. Na própria panela, ou no copo do mixer, com cuidado para não se queimar, bata a sopa (com o mixer), até que fique lisa. Se preferir, deixe esfriar um pouco, transfira para o liquidificador, coloque um pano de prato dobrado sobre a tampa, segure firme e bata até que fique lisa.

7. Junte o creme de leite fresco à sopa, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Verifique o sabor; se precisar, corrija com sal e pimenta-do-reino. Um fio de azeite também vai bem. Transfira para um prato de sopa ou tigela e decore com as pontas de aspargos reservadas.”

Como acompanhamento, croutons, torradas e presunto cru!!!



(Fonte: http://panelinha.ig.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário