domingo, 8 de setembro de 2013

ATUM EM CROSTA DE GERGELIM E SALADA DE COUVE-FLOR


Mais uma variação incrível de atum selado!!! Esta receita do Claude Troisgros tem como acompanhamento uma marravilhosa (!) salada de couve-flor.

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes para o atum:
600g de filé de atum
2 claras
100g de gergelim branco
100g de gergelim preto
80ml de azeite
sal
pimenta-do-reino

Ingredientes para a salada:
300g de couve-flor
4 limões
100ml de molho de soja
2 colheres (sopa) de mel
80g de gengibre ralado
100ml de óleo de gergelim
3 dentes de alho picados
1 pimenta-do-reino amassada
1 punhado de coentro em grão
sal a gosto

Modo de preparo:
Cortar o filé de atum em tiras de 12 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro. Ponha duas claras de ovo dentro de um recipiente e bata. Tempere as claras com sal e pimenta-do-reino e bata outra vez. Coloque o atum no recipiente e misture com a clara. Em outra vasilha, ponha um pouco de gergelim e envolva o atum nos grãos. Enrole o atum em um pedaço de papel filme para que o gergelim fique bem preso ao peixe. Guarde na geladeira por, no mínimo, uma hora. Ponha um pouco de azeite na frigideira e deixe esquentar. Retire o papel filme e deixe o atum fritar por todos os lados rapidamente (o atum tem que ficar cru por dentro). Retire e guarde. Enquanto isso, corte em pedaços pequenos a couve-flor. Não se esqueça de retirar o talo.
Para fazer o molho da salada, misture um pouco de alho, molho de soja, caldo de limão, óleo de gergelim, mel e gengibre ralado.
Puxe no azeite quente a couve-flor e deixe fritar por pouco tempo. Retire a couve-flor da frigideira e jogue-a no recipiente do molho. Misture bem. Corte um ramo de salsinha e misture à couve-flor. Amasse um pouco de pimenta em grão e jogue na salada.
Corte o atum em fatias grossas e disponha-as em um prato. Coloque a salada de couve-flor no meio e ao redor do prato. Para finalizar, regue o prato com um pouco de azeite.


(Fonte: Livro As melhores receitas do Que Marravilha!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário