quinta-feira, 25 de julho de 2013

SALMÃO AO MOLHO DE LIMÃO


Esta é minha receita preferida com salmão!! Aquele gosto forte do salmão desaparece com o seu cozimento na laranja! E o molho de limão fica incrível!!

Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes:
6 filés de salmão de 150 a 250g
sal grosso, pimenta do reino a gosto
manteiga*
6 colheres (sopa) de suco de laranja (coado)

Modo de fazer:
Unte um tabuleiro com manteiga* e espalhe os filés de salmão. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque um pedaço de manteiga sobre cada filé, sem espalhar *. Regue com o suco de laranja. Leve ao forno baixo por 20 minutos. Reserve.

Para o molho:
½ xícara de caldo de peixe (use o caldo do tabuleiro que assou o peixe e acrescente Hondashi)
50ml de vinho branco seco*
1 colher (sopa) cheia de manteiga*
suco de meio limão, raspas de um limão
1 xícara de creme de leite fresco*

Numa panela, junte a manteiga, o vinho, o caldo de peixe e o suco de limão. Deixe reduzir. Retire do fogo e junte as raspas de limão e o creme de leite. Bata ligeiramente com um fouet para ficar homogêneo e volte ao fogo para esquentar. Verifique o sal e a pimenta.

*Dicas de Maria: Na verdade fiz uma adaptação nessa receita para torná-la mais light e fazê-la no dia-a-dia. Não acrescentei a manteiga, o vinho, nem o creme de leite fresco. Utilizei o azeite para untar a forma e não coloquei nada sobre o salmão.
Para o molho, substitui o creme de leite fresco por iogurte desnatado. A textura não ficou muito cremosa, mas ficou delicioso!!! Na próxima vez vou apenas acrescentar o azeite e não vou colocar o iogurte. Acho que vai ficar muito bom também, mas com uma textura mais líquida.
Achei que as substituições foram válidas para deixar o prato mais leve e prático! Mas, para uma ocasião especial, vale a pena fazer a receita original, pois esse prato é maravilhoso!!!


(Fonte: chef Cau Werneck)

Nenhum comentário:

Postar um comentário