sábado, 13 de julho de 2013

CAMARÕES COM TALHARIM AO MOLHO DE ALCACHOFRAS


Aprendi esta receita no meu primeiro dia de aula de culinária com a Cau Werneck. Logo camarão que sou alérgica L !!! Então fiz só o talharim como prato principal. E ele é, simplesmente, divino!!!! Muito bom!! O talharim também pode ser combinado com qualquer outra carne.

Rendimento: 8 pessoas

Ingredientes:
600grs de talharim (fizemos com a massa negra, caseira)
700g de camarão limpo
1 lata de coração de alcachofra em conserva (drenado= passar na água)
100g de alcaparras em conserva (drenado)
1 e ½ lata de tomates pelados com o suco
100ml de azeite extra virgem
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
suco de 1 limão
pimenta do reino moída a gosto
sal a gosto
folhas frescas e inteiras de manjericão a gosto

Modo de preparo:
Enquanto a água para o cozimento da massa atinge temperatura de fervura, tempere os camarões com sal, pimenta e limão. Aqueça um fio de azeite em uma frigideira e doure a cebola e o alho. Salteie os camarões até ficarem rosa e retire da panela. Bata as alcaparras com a mostarda e um pouco de azeite no liquidificador e incorpore mistura de cebola e alho (vai virar uma pastinha. Pode até colocar um pouco de água). Misture bem e deixe em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos. Acrescente os tomates pelados com o suco (e uma pitada de açúcar para retirar a acidez). Acrescente os fundos de alcachofra cortados. Tempere com sal e pimenta do reino.
Retorne os camarões para a frigideira para aquecerem. Escorra a massa que já deve estar cozida. Regue a massa com o restante do azeite e acomode o molho de alcachofras sobre a massa, misturando delicadamente com o auxílio de dois garfos grandes (necessários para que toda a massa seja envolvida pelo molho). Salpique a massa com as folhas de manjericão frescas e sirva. Sirva com parmesão ralado por cima.

Dica: colocar sal na água para o cozimento do macarrão. E depois só escorra o macarrão, sem lavá-lo.


(Fonte: chef Cau Werneck)

Nenhum comentário:

Postar um comentário