segunda-feira, 8 de julho de 2013

ATUM EM CROSTA DE GERGELIM COM PURÊ DE BATATAS E MOLHO CREMOSO DE WASABI


Amamos este atum selado e todas as suas possíveis variações!!! Ficamos sempre procurando novas receitas e molhos para acompanha-lo. Aliás, estamos com várias! Vamos postando aos pouquinhos!

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
6 medalhões de atum (180 g cada)
200g de manteiga sem sal cortada em cubos
15g de pasta de wasabi (raiz forte)
1l de creme de leite fresco
400ml de saquê para cozinhar
10 batatas cozidas e amassadas para purê
1 pitada de ciboulette e coentro picados para decorar
1 pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto
1 porção de gergelim torrado para empanar
1 porção de óleo vegetal

Modo de preparo:
Tempere os medalhões de atum com sal e pimenta. Passe-os pelo gergelim torrado, de forma que fiquem totalmente cobertos. Reserve. Ferva o saquê em uma panela até reduzir pela metade. Adicione 750 ml do creme de leite e deixe ferver. Adicione aos poucos a pasta de wasabi e mexa para dissolver. Tempere com sal e pimenta e reserve. Faça um purê de batatas, aqueça-o com o creme de leite restante e reserve.
Em uma frigideira antiaderente, aqueça um pouco de óleo até esfumaçar. Coloque os medalhões e deixe três minutos de cada lado. Antes de preparar o prato, lambuze o purê com a manteiga. Fatie cada medalhão em quatro e sobreponha as fatias no prato. Arrume o purê de batatas no centro e cubra com uma colher (sopa) do molho de wasabi e outra colher ao redor do purê. Salpique com a ciboulette (cebolinha francesa) e o coentro e sirva.


(Fonte: chef Benny Novak)

Nenhum comentário:

Postar um comentário