sábado, 1 de junho de 2013

SUFLÊ DE CHOCOLATE AO LEITE


Encontramos receitas deliciosas de suflê de chocolate da Juliana Motter, Maria Brigadeiro, na revista Viver Bem Casa. Vamos começar pelo suflê de chocolate ao leite.

“Dica fundamental: a receita deve ser seguida à risca”.

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:
·      150g de chocolate ao leite
·      500ml de leite
·      1 fava de baunilha
·      4 gemas
·      80g de açúcar
·      60g de farinha de trigo
·      6 claras
·      30g de açúcar
·      cacau em pó (para decorar)
·      manteiga sem sal (para untar a forma)

Modo de fazer:
Picar o chocolate e derreter em banho-maria. Ferver o leite com a fava de baunilha cortada ao meio (raspar o interior com a ponta de uma faca). Retirar do fogo. Em uma tigela grande, bater o açúcar e as gemas até obter um creme esbranquiçado. Juntar a farinha.
Retirar a fava de baunilha do leite, desprezá-la e despejar metade do leite quente sobre a mistura de gemas, açúcar e farinha. Misturar bem. Acrescentar o restante do leite e levar ao fogo baixo. Cozinhar, mexendo até engrossar. Despejar esse creme sobre o chocolate e misturar bem. Cobrir o creme com o filme plástico e reservar.
Pré-aquecer o forno a 180o C. Untar uma forma de suflê de 23 cm de diâmetro com manteiga sem sal e polvilhar açúcar.
Bater as claras levemente, até que fiquem espumosas. Juntar aos poucos 10g de açúcar e continuar a bater até que as claras estejam brilhantes. Adicionar os 20g restantes do açúcar e bater até que as claras fiquem bem firmes. Com a ajuda de uma espátula, incorporar delicadamente as claras em neve, em três vezes, ao creme de chocolate.
Transferir a massa para uma forma de suflê (ramequin), enchendo até a borda. Nivelar a superfície com uma espátula. Assar durante 40 minutos ou até o suflê crescer bem. Retirar do forno, polvilhar cacau e servir imediatamente.


(Fonte: Fernanda Motter- Maria Brigadeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário