quarta-feira, 19 de junho de 2013

Borscht (sopa de beterraba)

Ganhamos umas beterrabas deliciosas do tio do Gustavo e resolvi fazer uma sopa tradicional russa. Fiz quentinha, mas pode ser fria tb! Normalmente é acompanhada com creme azedo. Obs: capriche no limão pra ela ficar bem acidazinha! É uma delicia!! Fica linda, cor de rosa! Sopa de rubi!

Rendimento: serve 6 pessoas

Ingredientes:

8 beterrabas 

2 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas médias
2 cenouras 
2 colheres (chá) de açúcar 
5 xícaras (chá) de caldo de carne (caldo natural)
2 colheres (sopa) de suco de limão 
sal e pimenta-do-reino a gosto



Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Embrulhe as beterrabas em papel-alumínio, coloque-as numa assadeira e leve ao forno para assar por 1 hora ou até que elas fiquem macias. Para verificar o ponto, espete-as com uma faca. Elas deverão ser facilmente perfuradas. Em seguida, retire as beterrabas do forno e deixe esfriar. Rale as cenouras, as cebolas e as beterrabas separadamente. Reserve. 


Numa panela grande, aqueça o azeite, refogue as cebolas e as cenouras em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos. Acrescente a beterraba, o açúcar, o caldo de carne e aumente o fogo até levantar fervura. Em seguida, reduza o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que todos os vegetais estejam bem macios. Desligue o fogo e deixe esfriar. Transfira o cozido para o liquidificador e bata com o caldo de limão. Tempere a sopa com sal e pimenta-do-reino. Para servir fria, leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Para servir quente, leve a sopa ao fogo e deixe ferver. Decore com raminhos de endro.

Fonte: site do GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário