segunda-feira, 29 de abril de 2013

SUBSTITUIÇÃO DE INGREDIENTES

Sempre busco modificar as receitas, substituindo os ingredientes calóricos por itens mais saudáveis, light, sem lactose e sem glúten. Achei essas dicas de substituições no site Panelaterapia e achei muito boas!!!
Seguem as dicas:

Farinha de trigo comum X farinha de trigo integral: pode trocar, mas a massa ficará mais dura e seca, então o ideal é sempre usar 1 parte de farinha integral e 2 de farinha comum. Exemplo: a receita pede 300g de farinha (use 100g de integral e 200g de comum).

Creme de leite X Iogurte: pode trocar, mas o sabor é diferente. Iogurte
 natural industrializado tem aquele "azedinho", mas a textura é semelhante (iogurte é menos encorpado). Outras opções para substituir creme de leite: creme de ricota (pode ser usado nas receitas doces e salgadas) e requeijão (nas receitas salgadas).
(Dica de Maria: existem os cremes de leite na versão light e creme de leite de soja. O gosto da soja é diferente, mas é uma opção para quem é intolerante à lactose.)

Leite integral X Leite desnatado: Pode trocar, mas o fato do leite ser sem gordura vai interferir na textura do prato. Exemplo: se for uma massa, vai fica menos fofa, menos macia.
(Dica de Maria: leite sem lactose ou leite de soja como opções de substituição.)

Óleo X Azeite: pode substituir em todas as receitas, porém o azeite tem sabor acentuado, enquanto o óleo quase não tem, então se você não achar que o sabor do azeite pode ser prejudicial à receita, pode trocar.

Óleo X Manteiga: se for para fazer uma receita que vá ao fogo, um refogado por exemplo, pode substituir, porém a manteiga queima com facilidade, então convém colocar manteiga com um pouquinho de óleo ou azeite junto para não queimar. Se for um bolo por exemplo, pode usar manteiga amolecida no lugar do óleo, porém a equivalência não é a mesma já que a manteiga não possui apenas gordura em sua composição. (Dica: se a receita pede 1 xícara de óleo colocar 1 e 1/2 de manteiga).

Açúcar X Outros tipos de açúcar: Pode sempre. Alguns, como o mascavo adoçam menos, então dependendo da receita deve-se aumentar um pouco na quantidade se for utilizá-lo.
(Dica de Maria: O Agave é uma ótima opção de substituição, pois adoça bem e é super saudável) .

Açúcar X Adoçante: Para pratos quentes é necessário usar adoçantes para uso culinário (em pó). Para sobremesas que não vão ao fogo é possível usar até o adoçante líquido.

Substituição de vegetais: Se você for trocar algum vegetal de uma receita use o princípio da semelhança. Se forem iguais em textura, por exemplo, pode substituir. Trocar batata por mandioca, mandioquinha ou batata doce sempre dará certo porque são semelhantes. Usar milho no lugar da ervilha, temperar só com alho ao invés de cebola (ou vice-versa) também dá certo. Se por exemplo você for substituir a banana de uma receita por outra fruta e usar uma fruta que solta muito líquido, pode não dar certo, porque a banana é sequinha.

Fritar X Assar:  A textura obtida na fritura nunca será igual à do forno. Empanados não ficam tão crocantes quando assados.
(Dica de Maria: assar sempre! Mesmo não ficando tão gostoso quanto a receita com fritura, comidas assadas são mais saudável e também apetitosas.)

Fermento Fresco X Fermento Seco Instantâneo: Pode substituir, lembrando sempre que 30g de fermento fresco equivalem a 1 envelope de 10g de fermento seco.

(Fonte: www.panelaterapia.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário